sexta-feira, 31 de maio de 2013

Edital e formulário de inscrição para o evento "Entre Marés: nos caminhos da religiosidade, da cidadania e do meio ambiente" (2013)

                                            UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
GRUPO DE ESTUDOS PAISAGEM E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
ENTRE MARÉS: NOS CAMINHOS DA RELIGIOSIDADE, DA CIDADANIA E DO MEIO AMBIENTE (2013).

EDITAL Nº 01/2013 DE 31 DE MAIO DE 2013


1.        DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

a)        DO GRUPO:  
O Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental - GEPPAM surgiu através do Programa “Educação Ambiental nas RESEX’s Marinhas de São João da Ponta e Mãe Grande de Curuçá-PA” aprovado pelo Edital n° 5 - Programa de Extensão Universitária - PROEXT 2010 – MEC/SESu, o qual tem como coordenadora a Prof.ª Dr.ª Márcia Aparecida da Silva Pimentel (Faculdade de Geografia e Cartografia e Programa de Pós-graduação em Geografia). E tem, entre seus objetivos, a organização e desenvolvimento de atividades de extensão junto à Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará direcionado às RESEX’s Marinhas de São João da Ponta e Mãe Grande de Curuçá-PA. 

b)        DO EVENTO: 

O evento "Entre Marés: nos caminhos da religiosidade, da cidadania e do meio ambiente" é uma realização da Associação dos Usuários da RESEX Marinha de São João da Ponta (MOCAJUIM). O projeto é coordenado pelas professoras Márcia Pimentel e Carmena França e promovido com recursos da Pró-retoria de Extensão da Universidade Federal do Pará através do Grupo de Estudo Paisagem e Planejamento Ambiental (GEPPAM), da Faculdade de Geografia da UFPA.
Desde 2010, alunos de graduação e pós-graduação de Geografia desenvolvem atividades de extensão juntamente às comunidades extrativistas pesqueiras, beneficiando cerca de 500 famílias. Com temas que envolvem informática, reciclagem e cartografia, as atividades foram selecionadas após as comunidades locais terem sido consultadas sobre os problemas existentes na região.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de São João da Ponta, do ICMBio (Gestão RESEX de São João da Ponta), PROEX-UFPA, FGC e SEPAq. 

2.      DOS EIXOS TEMÁTICOS
As oficinas devem estar inseridas nas seguintes temáticas:
I – Cartografia;
II – Cultura e Religiosidade (de São João da Ponta-PA);
III – Educação Ambiental;
IV – Cidadania e Responsabilidade Social.

3.      DA PARTICIPAÇÃO
O requisito principal para participação do evento é o envio da proposta de oficina via formulário disponível na página do GEPPAM e que se enquadre nos eixos temáticos propostos. As oficinas serão ministradas nas comunidades de São João da Ponta-PA nos turnos da manhã e tarde. As comunidades a serem trabalhadas serão decididas no decorrer do evento, os participantes que se comprometerem em enviar oficinas deverão estar cientes que existirão atividades paralelas na sede. 

4.      DAS INSCRIÇÕES 
As inscrições podem ser realizadas via formulário disponibilizado no Blog do GEPPAM <http://geppam.blogspot.com.br/> e enviado para o e-mail: com título: OFICINA ENTRE MARÉS. O número de participantes por oficina são de no máximo 3 (três) pessoas. 

5.      DAS DATAS DE ENVIO
PRAZOS DE ENVIO ATÉ: 14/06/2013.
RESULTADOS DOS ACEITES: 17/06/0013. 

6.      DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Estar regularmente matriculado no curso de Geografia e Cartografia – UFPA.

7.      CRONOGRAMA DO EVENTO 
26/06 – MESAS DE DEBATE NA UFPA – AUDITÓRIO SETORIAL BÁSICO
27/06 – SAÍDA DE BELÉM PARA SÃO JOÃO DA PONTA
28/06 – OFICINAS NA SEDE EM SÃO JOÃO DA PONTA
29/06 – OFICINAS NAS COMUNIDADES E PROCISSÃO DE SÃO PEDRO E RETORNO PARA BELÉM

OBSERVAÇÕES
O cronograma poderá sofrer alterações

                                                               BAIXE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário