quarta-feira, 29 de maio de 2013

Parabéns Geógrafos!


         O Dia do Geógrafo no Brasil é comemorado em 29 de maio. A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n° 85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.
        Ser geógrafo significa trabalhar com a dinâmica das transformações do mundo atual, com as novas tecnologias, com os novos recortes de espaço e tempo, com a predominância do instantâneo e do simultâneo, com as complexas interações entre as esferas local e global. Significa procurar caminhos teóricos e metodológicos capazes de interpretar e explicar essa realidade dinâmica. Complexo? Sem dúvida, mas fascinante!
       O geógrafo atua em órgãos de pesquisa e estudos voltados para fins científicos, culturais, econômicos ou administrativos. Na prestação de serviços para a realização de determinado estudo ou pesquisa, de interesse de instituições públicas ou privadas, inclusive perícias e arbitramentos e prestação de serviços de caráter permanente, sob forma de consultoria ou assessoria, junto às organizações públicas ou privadas. 
         Atualmente, as áreas de meio ambiente e de geoprocessamento são as que mais têm exigido a atuação do geógrafo. Porém, devido à complexidade em sua formação, as possibilidades de atuação do geógrafo são inúmeras. Indistintamente, encontramos geógrafos empregados em órgãos públicos, empresas particulares, estatais, organizações não governamentais e em associações e sindicatos. 
        Sugerimos que o Dia do Geógrafo sirva também para refletirmos sobre o nosso fazer geográfico. Parabéns a todos os colegas geógrafos e estudantes de Geografia que contribuem com seus saberes teóricos e técnicos para a construção da realidade que nos cerca.

Um comentário:

  1. Todo dia é dia de Geografia. Muito boa essa mensagem sobre o dia do geógrafo. Convido vocês do PIBID - Geografia/UFPA a conhecerem o Blog de Geografia - http://suburbanodigital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir