CONHECENDO A TERRA FIRME

A Escola Dr. Celso Malcher localiza-se no bairro que é nascido na década de 1950, e atualmente é o local de atuação do PIBID. Constitui-se a partir da ocupação de terras públicas em áreas de ocupação aqui tratadas de baixadas, com predominância de moradias em palafitas. Um dos bairros mais populosos da capital, a  Terra Firme, ganhou esse apelido por ser formado por terras firmes e altas próximas à áreas alagadas pelo rio Tucunduba no limite dos bairros de Canudos e Guamá. 

O bairro que tem cerca de 60 mil habitantes acumulou áreas da Universidade Federal do Pará (UFPA), da antiga Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e do Museu Paraense Emílio Goeldi. Boa parte da população da área é composta por migrantes internos ou do Nordeste, em particular do Maranhão há na Terra Firme inúmeras manifestações que buscam a amplificação da cidadania, a exemplo do Coletivo Casa Preta, Polo São Pedro e Boi Marronzinho.
No território estigmatizado pela violência, os serviços elementares são inexistem ou  precários; saneamento (drenagem e tratamento dos esgotos domiciliares, industriais e comerciais), fornecimento de água, coleta e tratamento de lixo. O mesmo canal que aproxima os produtores de hortifrutigranjeiros do arquipélago de Marajó, e outras regiões, é o mesmo possibilita o tráfico de drogas. Baixo nível de escolaridade, desemprego, subemprego e violência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário